sexta-feira, 13 de julho de 2012

Importância do planejamento familiar



    O planejamento familiar é de essencial importância para a harmonia de uma família. É uma decisão séria a ser tomada pelo casal e deve ser muito bem pensada.

    O casal deve pensar juntos se tem condições financeiras e psicológicas de ter um filho em determinado momento.

   Assim, o planejamento familiar visa promover a saúde reprodutiva e garantir os direitos sexuais e reprodutivos das pessoas.

   O Estado Brasileiro reconheceu a importância desse planejamento através do direito de todos os cidadãos e cidadãs a constituir livremente sua prole e incluiu em suas obrigações prover recursos educacionais, científicos e de saúde para a edificação desse direito.

   O planejamento pode contribuir para uma sociedade mais saudável, já que filhos planejados nascem de mães que tiveram um acompanhamento médico, o que diminui, em primeiro lugar, o risco de mortalidade materno-infantil. Por sua vez, essas crianças serão bem-vindas dentro de uma estrutura que lhes garanta as necessidades básicas para seu bem-estar, o aconchego de um lar, o acesso à educação, criando seres humanos mais equilibrados, educados, responsáveis e, consequentemente, uma sociedade menos desigual.



7 comentários: