quarta-feira, 11 de julho de 2012

O que é? Pra que serve? Como surgiu?

O que é?
O planejamento familiar é um instrumento que possibilita ao homem e a mulher programar de forma consciente quantos filhos terá e quando os terá. Dessa forma, ele contribui para a saúde da mulher, da criança e do homem.

Pra que serve?
O planejamento familiar serve para programar o crescimento (ou não) da família. Assim, permite as mulheres e aos homens escolher quando querem ter um filho, o número de filhos que querem ter e os, o espaçamento entre o nascimento dos filhos, o tipo de educação, conforto e qualidade de vida.

Como surgiu?
Até a metade do século XX, a maioria das famílias brasileiras tinham 5 filhos ou mais. Esse número de filhos se justifica porque a maioria da população vivia no campo, numa época de agricultura primitiva, na qual as crianças pegavam no cabo da enxada cedo.Dessa forma as crianças auxiliavam na sobrevivência da família. Nesse período taxa de mortalidade infantil era elevada, era comum mulheres com mais te trinta anos terem perdido 2 ou 3 filhos. Havia poucas formas de controle de natalidade, pois os recursos médicos eram poucos.
Nos anos 60, com o surgimento da pílula anticoncepcional no mercado e o êxodo rural, teve início as ideias de planejamento familiar, porém por forças de oposição (militares, comunistas e igreja católica), essas ideias não foram difundidas. 
Somente após a Conferência Mundial de População de Bucareste, em 1974, o governo brasileiro passou a considerar o planejamento familiar como direito das pessoas e dos casais. A partir dessa data que surgiram programas que contemplam o planejamento familiar.





8 comentários:

  1. Bom dia, gostaria de usar seu artigo em uma pesquisa, para isso preciso saber sua profissão, sua formação acadêmica e seu nome de escritora. você tem currículo lattes?

    grata desde ja.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, gostaria de usar seu artigo em uma pesquisa, para isso preciso saber sua profissão, sua formação acadêmica e seu nome de escritora. você tem currículo lattes?

    grata desde ja.

    ResponderExcluir
  3. Como a familia vivia antes da descoberta do planejamento familiar?
    Eu gosto muito de estudar a ciencia...
    Malquitow viano,tel:845283293

    ResponderExcluir
  4. Como a familia vivia antes da descoberta do planejamento familiar?
    Eu gosto muito de estudar a ciencia...
    Malquitow viano,tel:845283293

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das informacoes...
    Malquito viano,tel:845283293

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das informacoes...
    Malquito viano,tel:845283293

    ResponderExcluir
  7. Gastei do conteodo, mais gostaria de mais informçoēs.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom suas informações,goste bastante

    ResponderExcluir